Nota Fiscal Eletrônica

Tire suas dúvidas sobre o funcionamento da NF-e

O que é NF-e?

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços ocorrida entre as partes.
A NF-e tem sua veracidade garantida por sua assinatura digital da empresa emitente e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico.
No ato da emissão da NF-e o comprador receberá um e-mail do sistema da NF-e com o link para a visualização de sua NF-e.


O que é DANFE?

O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é uma representação gráfica simplificada da NF-e, impressa em papel comum e em única via, entregue ao consumidor no ato da compra.
O DANFE contém a chave de acesso para consulta da NF-e na internet e código de barras bi-dimensionais que facilitam a captura e a confirmação de informações da NF-e pelas unidades fiscais.
O DANFE é o documento utilizado para acompanhar o trânsito das mercadorias ou facilitar a consulta da respectiva NF-e pela internet.
Atenção: O DANFE não é uma nota fiscal e não a substitui.


Como visualizar a NF-e?

Acesse o site do Ministério da Fazenda www.nfe.fazenda.gov.br para consultar a Nota Fiscal Eletrônica e siga os passos orientados no site para concluir a visualização.
Será necessário informar a chave de acesso da NF-e para realizar a consulta.